A revista digital Calle2 está produzindo uma interessante série sobre reforma política, com textos que explicam a, digamos, perenidade do problema no Brasil. Já foram feitas três reportagens sobre o tema – são elas:
– O preço alto da democracia brasileira – a primeira reportagem da série esmiuça os custos das eleições brasileiras, que estão entre as mais caras do mundo, e como isso fomenta a corrupção e a distorção do sistema político eleitoral;
– Existe fórmula ideal para financiar campanhas? – a segunda reportagem discute o financiamento de campanhas eleitorais, formas de garantir transparência e fiscalização e como envolver mais os eleitores no processo;
– Infelidade partidária amplia crise de representatividade – a falta de ideologia dos parlamentares e partidos políticos brasileiros é o tema da terceira reportagem da série. O Brasil tem o maior indíce de troca de legendas na América Latina, e essa intensa migração partidária tem reflexos perversos na representatividade do Parlamento brasileiro.
A reforma política é um dos temas caros ao Inesc. Estamos no debate de como criar um sistema político estruturado na soberania popular. Consideramos que a verdadeira reforma política é uma reforma do poder e não apenas do sistema eleitoral. Conheça nossa página especial dedicada à discussão. E veja o nosso vídeo de animação sobre o tema: