Falhas e distorções do sistema político-eleitoral brasileiro evidenciam a necessidade de uma ampla reforma

30/06/2016, às 13:58 | Tempo estimado de leitura: 2 min
Série de reportagens da revista digital Calle2 discute vários aspectos da política brasileira, do financiamento de campanhas à representatividade da sociedade no Congresso.

A revista digital Calle2 está produzindo uma interessante série sobre reforma política, com textos que explicam a, digamos, perenidade do problema no Brasil. Já foram feitas três reportagens sobre o tema – são elas:

O preço alto da democracia brasileira – a primeira reportagem da série esmiuça os custos das eleições brasileiras, que estão entre as mais caras do mundo, e como isso fomenta a corrupção e a distorção do sistema político eleitoral;

Existe fórmula ideal para financiar campanhas? – a segunda reportagem discute o financiamento de campanhas eleitorais, formas de garantir transparência e fiscalização e como envolver mais os eleitores no processo;

Infelidade partidária amplia crise de representatividade – a falta de ideologia dos parlamentares e partidos políticos brasileiros é o tema da terceira reportagem da série. O Brasil tem o maior indíce de troca de legendas na América Latina, e essa intensa migração partidária tem reflexos perversos na representatividade do Parlamento brasileiro.

A reforma política é um dos temas caros ao Inesc. Estamos no debate de como criar um sistema político estruturado na soberania popular. Consideramos que a verdadeira reforma política é uma reforma do poder e não apenas do sistema eleitoral.  Conheça nossa página especial dedicada à discussão. E veja o nosso vídeo de animação sobre o tema:

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Carta aberta ao Presidente Lula
      [caption id="attachment_37189" align="alignnone" width="300"] Foto: Oliver Kornblihtt…
    leia mais
  • Análise qualitativa dos gastos subnacionai...
      Neste estudo, o Inesc faz uma análise…
    leia mais
  • Teto de gastos e novo arcabouço boicotaram...
    O Teto dos Gastos instituído em 2016, foi…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
    Nota de repúdio ao Projeto de Lei 1904/2024
    Nós, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), repudiamos…
    leia mais
  • Eco Invest traz risco de captura do Fundo ...
    Enquanto os setores econômicos e financeiros aguardam a…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!