A galerinha do Coletivo da Cidade encontrou uma maneira bem interessante pra discutir e problematizar situações cotidianas de violência entre os jovens da Cidade Estrutural. A partir das oficinas de educomunicação realizadas na comunidade, eles decidiram produzir uma fotonovela, tomando a frente de todo o processo – da escolha da linguagem à criação da narrativa e figurinos, passando pela direção, montagem dos cenários e registro fotográfico.
“Mais importante do que o produto em si são os processos durante a produção, a discussão sobre os direitos, como os das mulheres”, explica Diego Mendonça, educomunicador que trabalha com o projeto Observatório da Criança e do Adolescente (OCA) na Cidade Estrutural, em Brasília, e que deu apoio à atividade de produção da fotonovela ‘Maria’.
“As situações retratadas na fotonovela são comuns na vida dos adolescentes do projeto e a fotonovela problematiza essas situações e ideias, buscando sempre caminhos que construam pontes para ações emancipatórias e de protagonismo na comunidade.”
O resultado final da fotonovela é forte mas ao mesmo tempo lúdico, contribuindo para fortalecer a discussão sobre os direitos de cada um e também o protagonismo de quem vive no seu cotidiano as questões levantadas.
Na história criada pelos jovens, uma mulher sofre violência doméstica por parte do marido e um dia fica sabendo de seus direitos. Resolve então se separar e denunciar todos os abusos que sofreu. Confira abaixo:
Créditos da Fotonovela:
Roteiro: Davi Alves, Raquel Sousa, Wesley Matheus e Willian Batista;
Figurino: Grazielly Damasceno, Igor Francisco, Iago Rickelme, Nágylla Nayhara e Willian Batista;
Elenco: Juliana Teixeira, Laís Jesus, Nágylla Nayhara, Pablo Souza e Samara dos Santos;
Direção: Davi Alves, Iago Rickelme, Juliana Teixeira e Willian Batista;
Fotografia: Davi Alves, Iago Rickelme, Nathilon Nathan e Grazielly Damasceno;
Educadores: Diego Mendonça e Fátima Lopes – Educom OCA/Coletivo da cidade.