Relatório constata ampliação dos processos de retirada de direito e congelamento de investimentos públicos para a população - INESC

Relatório constata ampliação dos processos de retirada de direito e congelamento de investimentos públicos para a população

03/10/2017, às 15:50 (updated on 28/06/2023, às 15:32) | Tempo estimado de leitura: 4 min
Inesc participa do lançamento da Relatoria Especial sobre os impactos das políticas de austeridade e de desmonte do Estado sobre os Direitos Humanos, nesta quarta-feira, em Brasília

Desde abril deste ano, a Plataforma Dhesca Brasil investiga e sistematiza os impactos das políticas de austeridade e de desmonte do Estado – levadas a cabo pelo governo brasileiro – sobre os Direitos Humanos. O resultado do estudo, que contou com a participação do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), será apresentado nesta quarta-feira (4/10), às 14h, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

Após a realização de cinco missões nos territórios, os relatores e relatoras destacados para as visitas constataram a ampliação dos processos de retirada de direitos e congelamento de investimentos públicos para a população. Durante o processo das missões, foram coletados depoimentos, realizadas reuniões e ouvidos gestores públicos, além de especialistas, integrantes do sistema de justiça e movimentos sociais. As informações das missões integram um relatório nacional, composto também por análises de indicadores sociais e orçamentários, discussões jurídicas e econômicas e por recomendações ao poder público.

José Antônio Moroni, membro do colegiado de gestão do Inesc, explica que a política econômica adotada nos últimos anos retirou recursos das chamadas políticas sociais e transferiu para as elites, seja por meio do financiamento direto e indireto de grupos empresariais, ou também dos instrumentos de pagamento da dívida interna. Para ele, a importância do relatório é esse atrelamento da política de austeridade adotada com os impactos gerados nos direitos humanos, pois “toda a estratégia do neoliberalismo é justamente desvincular a economia da política e esse relatório mostra que, ao contrário, a economia é fruto de opções políticas e, portanto, tem tudo a ver com a garantia ou a violação dos direitos humanos” concluiu.

Acesse o relatório completo aqui.

Participam da audiência Darci Frigo, presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Deborah Duprat, procuradora federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Denise Carreira, integrante da Ação Educativa e da Plataforma Dhesca, Pedro Rossi, professor de Economia da Unicamp, Carmen Silva, do Movimento Sem Teto do Centro [de São Paulo] (MSTC), Paulino Montejo, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e José Antônio Moroni, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). A atividade será coordenada pela Senadora Fátima Bezerra (PT/PI), integrante da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

Além de apresentado ao Senado, o documento será entregue ao Ministério Público Federal e às instâncias de direitos humanos da Organização dos Estados Americanos e das Nações Unidas.

Pela manhã, às 11h30, as entidades e movimentos que participarão da audiência pública promoverão, na praça dos Três Poderes, um ato simbólico em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal.

Vamos falar sobre Orçamento e Direitos?

Se interessou pelo tema? Inscreva-se para receber nosso boletim por email!

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Novo Arcabouço Fiscal trava avanços sociai...
    Apesar da recuperação econômica, da redução do déficit…
    leia mais
  • Navio-plataforma P-71, instalado no pré-sal da Bacia de Santos, a 200 km da costa do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Apenas 0,16% da renda nacional do petróleo...
    Em 2024, o Brasil arrecadou R$ 108,2 bilhões…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Avanços em políticas públicas para Quilomb...
    Apesar dos recentes esforços do governo federal para…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Orçamento ambiental estagnado em R$ 3,5 bi...
    Mesmo com a expectativa da COP 30 no…
    leia mais
  • Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
    Governo federal deixou de investir milhões...
    A execução de políticas públicas voltadas à proteção…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!