Há dezenas de candidatos indígenas participando das eleições em todos os estados brasileiros e você pode ajudar a eleger alguns deles para dar maior diversidade à nossa política municipal. Na eleição anterior, em 2012, cerca de 100 candidatos indígenas foram eleitos prefeitos ou vereadores, num aumento de pouco mais de 20% em relação a 2008 (78 indígenas eleitos).
O site Rádio Yandê listou todos os candidatos indígenas que disputam as eleições deste ano em todo o Brasil, indicando nome, partido, cidade e número da candidatura, divididos por região do país e Estado.
Veja aqui a lista de candidatos indígenas aos cargos de prefeito e vereador nas eleições de 2016.
Em pesquisa realizada em 2014, o Inesc divulgou pesquisa sobre o perfil dos candidatos na eleição daquele ano, revelando uma grande sub-representatividade não só de indígenas, mas também de mulheres e negros. Naquela eleição foram apenas 83 (0,32%) candidatos (a cargos no Congresso e Poder Executivo) de um total de quase 26 mil candidatos.
“Motivos de esperança para seus povos e famílias, esses candidatos enfrentam preconceitos e estranhamentos num mundo político 100% não indígena. Ao conquistar e ocupar espaços politicos na sociedade para que possam representar não apenas suas culturas, mas seus parentes de diferente etnias e também os que não são indígenas, acabam descobrindo formas de fortalecer os direitos indígenas”, diz o texto divulgado pelo site da Rádio Yandê.
Vamos falar sobre gênero, raça e etnia?
Leia também:
Eleições 2016: no Brasil, mulheres negras não têm vez na política.