Diante do projeto de lei conhecido como “Escola sem partido”, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) promoveu o encontro “A escola é nossa: livre, diversa e colorida”, construído com adolescentes de diferentes regiões do Distrito Federal. A atividade, que aconteceu em dezembro de 2017, reuniu cerca de 70 crianças e adolescentes da Estrutural, Itapoã, Paranoá e Santa Maria (cidades do DF).
Com o objetivo de analisar as principais ideias que pautam a “Lei da Mordaça” (como o projeto ‘Escola sem Partido’ também é conhecido) e discutir sobre que escola desejam, as e os adolescentes trabalharam temas como sexualidade, gênero, religiosidade, raça/cor e liberdade de expressão, a partir de uma metodologia que combina arte, leituras e debate. Em linhas gerais, o projeto Escola sem Partido, arquivado logo após o encontro, no dia 14 de dezembro de 2017, pedia restrições ao que é tratado nas salas de aula, defendendo uma suposta “neutralização escolar”.
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Para Márcia Acioli, assessora política do Inesc, “não é possível falar de educação de qualidade sem escutar o que os e as estudantes entendem e desejam como a experiência mais presente em suas vidas: a escola”, defendeu. Segundo a educadora, o avanço da ideia de uma escola sem debate, ameaça uma concepção mais abrangente de educação de qualidade, democrática e transformadora.
A atividade fez parte do projeto Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos, que tem como prática organizar um debate anual e coletivo sobre educação de qualidade como direito, reunindo crianças e adolescentes de todas as escolas que participam do projeto, inclusive uma escola da socioeducação.
Os debates foram registrados em uma série de vídeos curtos com a participação das e dos adolescentes. Confira!
Gênero e Sexualidade
Diversidade Racial
Diversidade Religiosa