Te Segura na Rede: uma campanha de segurança da informação com sotaque paraense - INESC

Te Segura na Rede: uma campanha de segurança da informação com sotaque paraense

19/10/2020, às 15:43 (updated on 09/11/2020, às 17:08) | Tempo estimado de leitura: 3 min
Inesc lança campanha para promover práticas de segurança na internet

Desenvolvida para ser distribuída no Whatsapp, a campanha “Te Segura na Rede” traz um conteúdo didático sobre cuidados digitais para lideranças, campesinos e ribeirinhos do interior do estado do Pará. A ação foi pensada para acontecer sem a figura de um mediador e de encontros presenciais. Ela será inteiramente virtual, a partir da distribuição de cards, áudios, vídeos, stickers e gifs.

O projeto nasceu a partir de um diálogo com as organizações parceiras  do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Para Tatiana Oliveira, assessora política do Inesc, a campanha foi uma exigência do tempo em que vivemos. “Com o isolamento social e o aumento das trocas de informações por via eletrônica, em um contexto político conturbado, de pressão e perseguição a defensores de direitos humanos, entender de que maneira podemos nos proteger em relação à troca de dados e informações sigilosas se tornou prioridade”, conta.

A campanha cobre seis temas principais: o uso seguro do Whatsapp; a desinformação (fake news); a exposição em redes sociais; os ataques on-line; aplicativos seguros; e a importância das senhas fortes. Allan Gomes, integrante do Coletivo Proteja Amazônia –coprodutor dos conteúdos –, compara a importância da segurança digital à da fechadura da casa.

“Todo mundo está se conectando e se comunicando por celular, mensagens e vídeos, mas não houve uma educação de como essas ferramentas precisam de cuidados no dia a dia. Você não sai de casa sem fechar a porta, então, você deveria pensar a mesma coisa para seus equipamentos digitais”, destaca Allan.

O sotaque paraense

Embora tenha crescido o interesse pelo tema da segurança digital tanto por parte dos usuários comuns, como das organizações de direitos humanos, muitas das referências e softwares alternativos ligados aos cuidados digitais estão em inglês.

Um dos principais desafios para a produção da campanha “Te Segura na Rede” foi fazer a ponte entre esse conhecimento e as referências culturais paraenses: “costuramos temas que, às vezes, são distantes e técnicos, com temas locais do Pará, com humor e uso da linguagem memes”, explica Allan.

Inaugurada hoje, a campanha será divulgada para o público via Whatsapp e ficará disponível no site do Inesc para organizações e grupos interessados no tema.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Aline Massuca/COP30
    COP 30: “Sem financiamento, não há i...
    Começou nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA),  a…
    leia mais
  • Adaptação climática no seu município
    Leia o informativo Adaptação climática no seu município:…
    leia mais
  • Subsídios aos combustíveis fósseis caem, m...
    No ano de 2024, os benefícios fiscais concedidos…
    leia mais
  • Subsídios às fontes de energia fósseis e r...
    A iniciativa tem como objetivo qualificar o debate…
    leia mais
  • Foto: Tauan Alencar/MME
    Mulheres negras de baixa renda pagam até o...
    Um levantamento inédito do Instituto de Estudos Socioeconômicos…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!