O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês) liberou esta semana dados inéditos dos chamados Panama Papers, jogando mais luz sobre os esquemas que grandes corporações e milionários usam para sonegar impostos e esconder o dinheiro em paraísos fiscais. Um banco de dados com documentos sobre mais de 200 mil contas ‘offshore’ foi disponibilizado no site da ICIJ para uso público.
Quanto mais dinheiro é sonegado e enviado para contas escondidas em paraísos fiscais, mais sobra para o cidadão comum, que paga seus impostos a duras penas, e para quem depende de serviços públicos e políticas públicas de promoção de direitos.
E como esse pessoal consegue esconder tanto dinheiro em tantas contas falcatruas nesses paraísos fiscais? O Inesc e organizações parceiras produziram um vídeo curto que explica isso, veja abaixo.
Segundo reportagem da BBC, cerca de 11 milhões de documentos confidenciais foram vazados, revelando a forma como grandes empresas e milionários usam os paraísos fiscais para ocultar fortunas, sonegar impostos e lavar dinheiro obtido por meio de atividades criminosas e de casos de corrupção.
Leia também:
Série explica porque as transnacionais têm que pagar o justo