“Estamos voltando ao passado para rifar o futuro” - INESC

“Estamos voltando ao passado para rifar o futuro”

22/09/2016, às 18:13 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc, afirma que o presidente Michel Temer foi vender o Brasil em evento promovido pela Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil), em Nova York.

O discurso do presidente Michel Temer em evento promovido esta semana pela Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil) em Nova York não deixa mais dúvidas: “Estamos voltando ao passado para rifar o futuro. Temer foi vender o Brasil nos Estados Unidos, assim como foi vender para a China na reunião do G20, dizendo que a parceria de investimentos vai abrir mão inclusive da legislação ambiental, que vai exigir licenças aceleradas para garantir investimento em infraestrutura”, afirma Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc, em entrevista à Rede Brasil Atual.

Segundo Alessandra, Temer tenta vender o país a quem estiver disposto a apostar no pacote neoliberal adotado após o golpe parlamentar dado no final do mês passado. É uma clara volta ao passado, diz a analista. “Temer está tentando retomar um pacote ultra-neoliberal que foi tentado nas décadas de 1980 e 1990, e foi interrompido porque é um caldeirão de tensões e de ofensiva a direitos, de flexibilização de legislação, de ofensiva à Constituição e de privatização que não vai resolver o problema estrutural de crescimento do país”, diz Alessandra.

O pacote de reforma trabalhista, previdenciária e de privatização que Temer apresentou a investidores também não vai resolver o problema estrutural do país do ponto de vista da retomada do crescimento, avalia a analista. “O que vamos fazer é aprofundar as desigualdades, a incapacidade do país de construir uma saída a longo prazo para o problema da crise que está posta e que tem um fator político muito evidente.”

Leia também:

Parceria com a China tem trazido mais danos do que benefícios ao Brasil

Primeira leva de retrocessos passa no Congresso: o que mais vem por aí?

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    Depois de anos de luta, vitória da mobiliz...
    A aprovação do Projeto de Lei 1087/2025, que…
    leia mais
  • Chamada para publicação de texto
    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO NO E-BOOK/LIVRO “CONSERVADORISMOS E MILITARIZAÇÃO…
    leia mais
  • Coalizão Reforma Tributária 3S lança manifesto na Câmara dos Deputados
    Coalizão Reforma Tributária 3S realiza ato...
    Na manhã desta terça-feira (24), a Coalizão Reforma…
    leia mais
  • Foto: Assecor
    NOTA DE PESAR – Viva Roseli, Roseli vive!
    É com imenso pesar que o Inesc (Instituto…
    leia mais
  • Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    O Brasil se encontra com a sua história, 4...
    01 de setembro de 2025. Na terça-feira, 2…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!