Adolescentes participam de audiência pública sobre socioeducação - INESC

Adolescentes participam de audiência pública sobre socioeducação

14/09/2017, às 13:15 | Tempo estimado de leitura: 4 min
Atividade acontece na segunda-feira (18), em Brasília. O objetivo é discutir lacunas do sistema socioeducativo e apresentar demandas para aperfeiçoá-lo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) receberá jovens internos/as e egressos/as da socioeducação para a audiência pública Para Além das Algemas, na próxima segunda-feira (18/9),  às 14h.

Promovida pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), por meio do projeto Onda/Vozes da Cidadania,  em articulação com diversas entidades e pessoas da sociedade civil, a atividade tem como  objetivo debater e encaminhar propostas – elaboradas pelos próprios jovens, com apoio dos/as educadores/as – que visam o aperfeiçoamento da política pública de medidas socioeducativas.

Para a educadora e assessora política do Inesc, Márcia Acioli, o Estado e a sociedade precisam estar comprometidos com um projeto político-pedagógico de socioeducação dos adolescentes. “É importante pensar o sistema como um todo e comprometer as diversas políticas públicas com a garantia dos direitos da infância e juventude, da prevenção à reparação”, ressaltou.

Márcia acredita que é fundamental a responsabilização de adolescentes que cometeram ato infracional.  No entanto, a educadora observa que “o sistema carece de projetos pedagógicos consistentes que  ajudem na construção de mudanças significativas da relação do adolescente com a sociedade e também com ele mesmo”.

Integrantes do Projeto Onda/Vozes da Cidadania nas unidades de Internação de São Sebastião, Recanto das Emas, Santa Maria e Unidade de Saída Sistemática, os jovens construíram as propostas e a programação do evento em conjunto com os educadores do projeto. Além da agenda política, haverá mostras de trabalhos pedagógicos e culturais desenvolvidos pelos socioeducandos: exposição fotográfica, livro de poesias, CD, cartão postal e boletim informativo.

A participação dos socioeducandos e socioeducandas na audiência foi autorizada pela juíza Marina Cusinato Xavier, quem frisou a importância da preservação  da imagem, identidade e do sigilo na divulgação de atos judicias, policiais e administrativos relacionados aos adolescentes, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A  audiência pública foi requerida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

SERVIÇO

PARA ALÉM DAS ALGEMAS – Audiência Pública sobre a Socioeducação do Distrito Federal

Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Quando: 18 de setembro de 2017

Horário: 14h

Vamos falar sobre Crianças, Adolescentes e Jovens?

Se interessou pelo tema? Inscreva-se para receber nosso boletim por email!

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Polícia Federal / Divulgação
    Brasil a caminho do retrocesso ambiental: ...
    O Brasil vive hoje uma incoerência perturbadora. No…
    leia mais
  • Marcha das Mulheres Negras coloca 300 mil ...
    Centenas de caravanas vindas de todas as regiões…
    leia mais
  • COP 30 termina com resultado abaixo do nec...
    A 30ª Conferência do Clima da ONU (COP…
    leia mais
  • Foto: Tania Rego/Agência Brasil
    Último dia de COP 30: Brasil, mostra sua c...
    Depois da surpresa positiva com o governo brasileiro…
    leia mais
  • Foto: Stela Herschmann / OC
    Sem participação, não há clima: a COP 30 p...
    A 30ª edição da Conferência das Partes (COP)…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!