“Direitos cabem no orçamento; bolsa milionário, não”, afirma assessora do Inesc

30/05/2016, às 11:09 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Em entrevista ao Portal Vermelho, Grazielle David defende o fim das regalias e a ampliação de tributos para as camadas mais altas da sociedade

As medidas anunciadas pelo presidente interino Michel Temer (PMDB-SP) apontam para a redução do gasto público – com cortes em políticas e direitos sociais. A justificativa é equilibrar as contas do governo. No entanto, em entrevista ao Portal Vermelho, a assessora política do Inesc Grazielle David, especialista em orçamento público, argumenta que o que não cabe nas planilhas financeiras do Estado é o que ela chama de “bolsa milionário”.

“O que não cabe no Orçamento é a isenção de Imposto de Renda nos Lucros e Dividendos, a carga tributária regressiva que pesa muito mais sobre os mais pobres e a classe média, a sonegação e a evasão fiscal e a dívida ativa da União”.

De acordo com a especialista, o governo interino age de forma irresponsável ao querer implementar medidas que prejudicam o trabalhador, sobre quem já pesa uma carga tributária alta, injusta e regressiva.

“Grazielle ressalta que grande parte da estrutura tributária do país está baseada em impostos indiretos, ou seja, que incidem sobre o consumo de bens e serviços e não sobre a renda e a propriedade. Isso significa que, proporcionalmente, os mais pobres pagam mais impostos, já que possuem renda inferior, mas pagam o mesmo preço que os ricos por produtos e serviços. Além do mais, toda a sua renda é utilizada no consumo, enquanto uma parte importante da renda dos mais ricos acaba convertendo-se em riqueza e patrimônio, cuja tributação é menor”.

A íntegra da entrevista pode ser lida no Portal Vermelho.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Marcos Vinicios de Souza / Inesc
    Taxação dos super-ricos, COP Tributação e ...
    Termina nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro,…
    leia mais
  • Cristiane Ribeiro, do colegiado de gestão do Inesc na COP 29, em Baku
    A tragédia é agora. Quais serão as respost...
    Estamos em 2024 e mais uma Conferência das…
    leia mais
  • Foto: Nicolas Machay / Inesc
    “Cúpula dos Povos Frente ao G20” reúne 700...
    A “Cúpula dos Povos Frente ao G20” reuniu…
    leia mais
  • Inesc na COP 29: transição energética ganh...
    Começou nesta semana em Baku, no Azerbaijão, a…
    leia mais
  • Entenda como funciona o G20 e o qual é o p...
    Na próxima semana, as 19 maiores economias do…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!