Especialista do Inesc diz que evasão escolar de transgêneros está associada ao preconceito e à discriminação

01/06/2016, às 11:34 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Em entrevista à Agência Brasil, Márcia Acioli explica que a adoção do nome social na rede de ensino faz com que crianças e adolescentes se sintam respeitados e apresentem melhora no aprendizado.

Em matéria publicada na Agência Brasil sobre o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ), primeiro do país a aceitar nome social de alunos transexuais, Márcia Acioli, assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e especialista em educação, afirma que a adoção do nome social na rede de ensino faz com que crianças e adolescentes se sintam respeitados e apresentem melhora no aprendizado. Uma das causas da evasão escolar de transgêneros, segundo ela, é o preconceito e a discriminação na escola.

“Qualquer pessoa precisa se sentir confortável para conseguir aprender. Qualquer situação que tire a pessoa desse estado, prejudica a aprendizagem. Como se trata da identidade, se a pessoa é percebida de uma maneira diferente da maneira que ela se vê, esse descompasso gera sofrimento e sofrimento é incompatível com qualquer atividade humana”, afirmou Márcia.

Segundo ela, por causa de dogmas religiosos, o uso do nome social tende a ser mais bem aceito por crianças ou adolescentes do que pelos adultos, o que facilita a aplicação da resolução.

Com a medida, a assessora do Inesc diz que o colégio ajuda a combater a violência contra essa população no Brasil, país que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo levantamento da organização Transgender Europe. “A escola precisa trazer a discussão sobre a diversidade humana, para a rotina, educar é trabalhar esses temas no cotidiano”, defendeu.

Leia a íntegra da matéria.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Marcos Vinicios de Souza / Inesc
    Taxação dos super-ricos, COP Tributação e ...
    Termina nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro,…
    leia mais
  • Cristiane Ribeiro, do colegiado de gestão do Inesc na COP 29, em Baku
    A tragédia é agora. Quais serão as respost...
    Estamos em 2024 e mais uma Conferência das…
    leia mais
  • Foto: Nicolas Machay / Inesc
    “Cúpula dos Povos Frente ao G20” reúne 700...
    A “Cúpula dos Povos Frente ao G20” reuniu…
    leia mais
  • Inesc na COP 29: transição energética ganh...
    Começou nesta semana em Baku, no Azerbaijão, a…
    leia mais
  • Entenda como funciona o G20 e o qual é o p...
    Na próxima semana, as 19 maiores economias do…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!