Bicicleta é meio de transporte da população de baixa renda, 7 dias por semana - INESC

Bicicleta é meio de transporte da população de baixa renda, 7 dias por semana

28/01/2016, às 14:05 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Pesquisa da ONG Transporte Ativo desfaz mito de que o ciclista brasileiro é, em geral, ativista de classe média que usa a bicicleta para lazer ou atividade esportiva.

A bicicleta é um meio de transporte relevante para a população mais pobre, constatou a pesquisa Perfil do Ciclista, feita pela ONG Transporte Ativo em parceria com outras nove entidades, desmontando o estereótipo comum de muita gente que afirma que os ciclistas brasileiros, que cobram ciclovias e políticas públicas de mobilidade urbana mais voltadas para as bicicletas, são pessoas de classe média em atividades de lazer ou esportivas.

A realidade é bem outra, diz a pesquisa. A maioria dos ciclistas brasileiras têm renda de até três salários mínimos e usa a bicicleta sete dias por semana, em geral para ir trabalhar.

A pesquisa foi feita com 5 mil ciclistas em dez cidades brasileiras:  Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo.


Em Brasília estão os ciclistas mais jovens e com maior escolaridade – 30% têm ensino superior completo. A capital federal também é a campeã no uso combinado da bicicleta com outros meios de transporte. Metade dos brasilienses usam bicicleta combinada com o metrô nos trajetos percorridos. Veja os dados completos sobre o uso de bicicleta em Brasília.

Outro dado interessante da pesquisa: entre as pessoas que pedalam fora das ciclovias, 75% estão em bairros periféricos de São Paulo.

Leia mais sobre a pesquisa no site Nexo.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Seminário “Racismo Ambiental e Transição Energética Justa”, realizado na Câmara dos Deputados em maio deste ano.
    Brasil avança no combate ao racismo ambien...
    O Brasil acaba de dar um passo decisivo…
    leia mais
  • Foto: Junior Bazek
    Juventudes periféricas do DF vivem com até...
    Uma nova nota técnica do Instituto de Estudos…
    leia mais
  • À margem do orçamento: juventudes periféri...
    Nova nota técnica evidencia como o orçamento público…
    leia mais
  • Foto: Polícia Federal / Divulgação
    Brasil a caminho do retrocesso ambiental: ...
    O Brasil vive hoje uma incoerência perturbadora. No…
    leia mais
  • Marcha das Mulheres Negras coloca 300 mil ...
    Centenas de caravanas vindas de todas as regiões…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!