Organizações da sociedade civil e movimento sociais que atuam na defesa dos direitos humanos lançam nesta quinta-feira (28/7), em Brasília, a campanha nacional ‘Mais Direitos, Mais Democracia – Todos os Direitos para Todas as Pessoas’, com o objetivo de ampliar o diálogo com diferentes públicos sobre a importância de se fortalecer a cultura de direitos. “Isso é condição necessária para a construção de uma democracia real”, afirma Darci Frigo, coordenador da Plataforma de Direitos Humanos (Dhesca Brasil), uma das redes que organiza a campanha.
O lançamento será realizado a partir das 17 horas desta quinta na sede do Conselho Federal de Psicologia (CPF), na capital federal. Veja o endereço aqui. Haverá também transmissão ao vivo, online, do evento – acompanhe aqui –> goo.gl/lF3DVk
Para Enéias da Rosa, Secretário Executivo da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos, a campanha chega para enfrentar “a onda conservadora que afronta os direitos e as liberdades no país”, além de sensibilizar a sociedade para uma cultura de direitos, não de privilégios.
O momento é de retrocesso, na avaliação das entidades e movimentos envolvidos com a campanha. Temos uma grave crise econômica, a desestabilização política, um Congresso ultra-conservador, e um governo ilegítimo no poder, após a abertura do processo de impeachmente contra Dilma Rousseff.
A campanha pretende ainda afirmar a identidade e autonomia de grupos oprimidos e marginalizados, além de promover a mobilização e formação desses grupos, para ampliar a democracia no país. “Para avançar na construção de uma cultura de direitos é preciso promover o reconhecimento e a afirmação das identidades de sujeitos e grupos e enfrentar as práticas discriminatórias”, diz Frigo.
A iniciativa está sendo puxada pelas redes Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos, que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos, e conta com apoio da Fundação Ford, Pão Para o Mundo e Miserior. Saiba mais aqui sobre a campanha.