Comissão de Direitos Humanos da OEA diz que impacto negativo da PEC 55 é preocupante - INESC

Comissão de Direitos Humanos da OEA diz que impacto negativo da PEC 55 é preocupante

08/12/2016, às 13:32 | Tempo estimado de leitura: 3 min
A entidade afirmou ainda que o Estado brasileiro tem o dever de impedir retrocessos nos direitos econômicos, sociais e culturais no país.

O impacto negativo que a PEC 55 pode ter sobre os direitos econômicos, sociais e culturais dos brasileiros é preocupante e o Estado tem o dever de garantir que não haja retrocessos nesses direitos, afirmou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) em comunicado oficial divulgado esta semana.

A manifestação da CIDH ocorre após diversas entidades e movimentos sociais denunciarem as medidas do governo Temer ao órgão internacional, pedindo audiência para explicar a atual situação no Brasil. A manifestação da CIDH ocorreu após o 159º período de sessões públicas da Comissão, que começou na terça-feira (29/12) e terminou ontem (7/12) na Cidade do Panamá. Nesse encontro são denunciadas ameaças aos direitos humanos nos países latino-americanos.

Segundo o comunicado da CIDH da OEA, as organizações brasileiras denunciaram na audiência “Direitos humanos e reformas legislativas no Brasil” que a PEC 55 congela os gastos públicos por 20 anos, podendo provocar uma “grande crise no sistema público de educação, saúde e seguridade social, afetando de maneira desproporcional os setores mais vulneráveis”. As organizações informaram ainda, segundo o comunicado da CIDH, que “esse grave retrocesso nos direitos econômicos, sociais e culturais está vinculado a um cenário de violação dos direitos civis e políticos, como os direitos à liberdade de expressão e associação”.

Leia também:

PEC 55 é um salto no escuro que condena o Brasil a retrocessos

Entenda como a PEC 55 obriga o país a fazer uma reforma da Previdência na marra

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Trilhando violações: os impactos da Ferrog...
    Este relatório analisa os conflitos sociais e os…
    leia mais
  • Novo Arcabouço Fiscal trava avanços sociai...
    Apesar da recuperação econômica, da redução do déficit…
    leia mais
  • Foto: Ramona Jucá
    Estudantes exigem Plano Nacional de Educaç...
    Nos dias 23 e 24 de abril, trinta…
    leia mais
  • Navio-plataforma P-71, instalado no pré-sal da Bacia de Santos, a 200 km da costa do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Apenas 0,16% da renda nacional do petróleo...
    Em 2024, o Brasil arrecadou R$ 108,2 bilhões…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Avanços em políticas públicas para Quilomb...
    Apesar dos recentes esforços do governo federal para…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!