Golpe contra democracia brasileira é condenado por organizações nacionais e internacionais - INESC

Golpe contra democracia brasileira é condenado por organizações nacionais e internacionais

05/09/2016, às 10:50 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Diversas entidades divulgaram notas contra o ilegítimo processo de destituição da presidenta Dilma, entre elas o Inesc.

Do Opera Mundi.

Enquanto a grande imprensa e entidades patronais, bem como setores mais conservadores da sociedade brasileira, tentam legitimar o golpe contra a democracia no Brasil, concretizado na semana passada, organizações da sociedade civil nacionais e internacionais divulgaram notas públicas denunciando o ilegítimo processo que retirou a presidenta Dilma Rousseff do poder.

O Inesc foi uma das primeiras organizações brasileiras a se manifestar, condenando veementemente o golpe parlamentar aplicado pelo Congresso.

“O que se viu durante o processo de impeachment, especialmente nestes últimos seis dias de julgamento no Senado, deixará como legado para brasileiros e brasileiras a vergonha: um processo contaminado, juridicamente frágil, permeado por conchavos políticos que poluem as três esferas de poder da República”, diz um trecho da nota do Inesc.

Outra entidade que se manifestou claramente contra o golpe foi a Fundação Internacional de Direitos Humanos, com sede na Espanha.

“Consideramos ilegítimo o processo de destituição realizado contra a presidente Dilma Rousseff e expressamos nosso absoluto rechaço ao dito golpe de Estado camuflado com roupa de institucional, perpetrado com o único objetivo de desconhecer os resultados eleitorais”, diz a nota.

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), também expressou preocupação com a “destituição da presidente constitucional e democrática do Brasil, Dilma Rousseff”.

Leia outras notas publicadas em repúdio ao golpe parlamentar ocorrido no Brasil.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Juventudes periféricas do DF se apropriam ...
    Ao longo de 2025, jovens de diferentes periferias…
    leia mais
  • Contribuições para uma reflexão sobre os a...
    A emergência climática já é uma realidade nos…
    leia mais
  • Catálogo Iniciativas de adaptação climátic...
    As cidades brasileiras estão na linha de frente…
    leia mais
  • Edital para II Seminário Nacional Conserva...
    Data: 6, 7 e 8 de maio de…
    leia mais
  • Seminário “Racismo Ambiental e Transição Energética Justa”, realizado na Câmara dos Deputados em maio deste ano.
    Brasil avança no combate ao racismo ambien...
    O Brasil acaba de dar um passo decisivo…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!