Levantamento do Inesc que comprova queda de recursos para saúde indígena ganha tradução para o Munduruku

25/09/2020, às 19:07 (atualizado em 25/09/2020, às 20:36) | Tempo estimado de leitura: 2 min
A previsão é que as informações circulem nas Terras Indígenas Munduruku, chegando até o Alto Tapajós, onde está a maioria dos que não falam português
Foto: Maurício Torres/The Intercept Brasil

Os gastos com saúde indígena apresentam queda desde o início do governo Bolsonaro. Dados organizados pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostram que o orçamento autorizado para 2020 foi 14% menor do que em 2018. Além disso, entre janeiro e julho de 2020, foi registrado um gasto ínfimo com a compra de Equipamentos de Proteção Individual e um aumento não significativo na contratação e horas-vôo nos meses em que a pandemia estava instaurada.

“Isso demonstra a lentidão do governo em tomar medidas básicas de contenção da pandemia”, aponta Leila Saraiva, assessora política do Inesc e responsável pelo levantamento dos dados.

Munduruku

Todas as informações foram traduzidas para o Munduruku. De acordo com Tatiana Oliveira, assessora política do Inesc, a tradução permite aproximação com esse povo e é uma maneira de apoiar a luta e a resistência contra o extermínio indígena comandado pelo governo Bolsonaro e reforçado pela situação da pandemia.

Espera-se que as informações circulem nas Terras Indígenas Munduruku, chegando até o Alto Tapajós, onde está a maioria dos que não falam português.

“O documento foi traduzido porque o Estado brasileiro ainda tem muita dificuldade de enxergar a sua multiculturalidade. Então, além do orçamento baixo e mal investido, houve, desde o início da pandemia, muita dificuldade para ter acesso a dados sobre a saúde indígena. Se não fossem organizações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), estaríamos em absoluta ignorância. São informações que os próprios indígenas precisam conhecer para se organizarem e pressionar o governo por seus direitos de povos originários”, destaca Tatiana.

Acesse o documento em português e em Munduruku nos downloads abaixo:

 

 

 

 

Downloads

Como o DSEI Rio Tapajós tem gastado seu dinheiro diante da pandemia?

Download

Apen DSEI Rio Tapajós jedigero mugastatan pandemia bima?

Download

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • A transição verde, as finanças e os dados
    Sob o comando do Ministério da Fazenda e…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas | Informativo 3
    A discussão em torno da equidade de gênero…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas
    O objetivo do projeto “Mulheres Amazônidas” é apoiar…
    leia mais
  • A regulação do mercado de carbono no Brasil
    Com a Nota Técnica "A regulação do Sistema…
    leia mais
  • Adaptação na era dos extremos climáticos
    Nesta nota técnica (NT), fazemos uma análise sobre…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!