OCA e Coletivo da Cidade participam de Fórum Internacional de Educação Popular em Recife

22/07/2016, às 11:45 | Tempo estimado de leitura: 4 min
Educadores dos dois projetos promoveram roda de conversa para apresentar algumas das ações e atividades realizadas com crianças e adolescentes da Cidade Estrutural (DF).

As ações do Observatório da Criança e do Adolescente (OCA) e do Coletivo da Cidade foram apresentadas nesta quinta-feira (21/7) no 10° Fórum Internacional de Educação Popular (Frepop), em Recife (PE), por educadores dos projetos, que compartilharam as atividades de formação em direitos humanos, direito à cidade, políticas públicas e orçamentos realizadas com os jovens da Cidade Estrutural (DF).

Cerca de 20 educadores de todo o país participaram da roda de conversa sobre a atuação do OCA e do Coletivo em Brasília, conhecendo suas trajetórias, ações e práticas, bem como

“Nossa metodologia dialoga com a do Coletivo da Cidade, tornando-se mais um caminho pedagógico à disposição das crianças e adolescentes na construção de um processo de transformação dentro da comunidade”, afirmou Jackeline Sousa, educadora do OCA, em sua apresentação.

Veja as fotos da roda de conversa realizada neste 10º Frepop:

Visite nosso Flickr e veja mais fotos de nossas atividades.

A produção das oficinas de educomunicação, como fotos, jogos e até a Agência Voz da Quebrada, criada este ano, foi apresentada na roda de conversa, com destaque para o jogo “Nossa Cidade”, produzido em 2014 com as crianças e adolescentes da Estrutural, com a participação do Movimento Nossa Brasília.

Ao final da roda de conversa, os educadores esclareceram muitas dúvidas sobre o projeto e trocaram muitas impressões sobre os diferentes caminhos, experiências, desafios, dificuldades e avanços possíveis com a Educação Popular na atuação com a juventude, no trabalho contínuo nas comunidades e mesmo no diálogo e relação com a educação formal.

O educador Carlos, de São José do Egito, sertão de Pernambuco, participou da roda e afirmou ter se identificado muito com o Projeto Oca e as experiências no Coletivo da Cidade. Para ele, a educação popular é fundamental para a formação de crianças e adolescentes, porque a escola formal não contempla a construção integral do sujeito. “Um horário integral de sala de aula, pra mim, não constroi o cidadão”, disse.

Para Monique, professora do Instituto Federal do interior do Rio Grande do Norte, a atividade foi inspiradora, “sobretudo pela maneira apaixonante, a vibração, a energia colocada na fala da Jackeline” ao descrever as experiências do Coletivo da Cidade. “Foi uma manhã bastante proveitosa e eu saio com vontade de conhecer um pouco mais e me engajar nesta energia, nesta vontade, nesta paixão, no engajamento com a Educação Popular e toda a referência que vocês conseguem trazer para a atividade”, disse ela.

A programação do Frepop se encerra às 11 horas deste sábado (2/7) de julho – veja aqui a programação completa.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • A transição verde, as finanças e os dados
    Sob o comando do Ministério da Fazenda e…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas | Informativo 3
    A discussão em torno da equidade de gênero…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas
    O objetivo do projeto “Mulheres Amazônidas” é apoiar…
    leia mais
  • A regulação do mercado de carbono no Brasil
    Com a Nota Técnica "A regulação do Sistema…
    leia mais
  • Adaptação na era dos extremos climáticos
    Nesta nota técnica (NT), fazemos uma análise sobre…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!