Projeto Vozes da Cidadania media conflitos com arte, cultura e direitos humanos

09/06/2017, às 13:25 (atualizado em 28/06/2023, às 15:15) | Tempo estimado de leitura: 3 min
O projeto, uma iniciativa do Onda realizada pelo Inesc com fundos do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), atua com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de São Sebastião e Recando das Emas (DF).

Conhecendo melhor suas origens e aprendendo sobre seus direitos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em duas unidades do Distrito Federal passam a se reconhecerem melhor como cidadãos – alguns pela primeira vez na vida. “Isso melhora a autoestima e a consciência que têm de si perante a sociedade”, afirma Ravena Carmo, educadora do projeto Vozes da Cidadania que atua oferecendo arte, cultura e educomunicação a jovens das unidades de São Sebastião e Recanto das Emas no DF, desde fevereiro deste ano.

“Ao debater temas pouco discutidos ligados aos direitos humanos, nós acabamos mediando situações de conflito que poderiam gerar violência, por meio de uma cultura de paz, que está presente em nossa metodologia”, conta a educadora Ravena.

Vozes da Cidadania é uma iniciativa do Onda – Adolescentes em Movimento pelos Direitos, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com fundos Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Ele promove a participação dos adolescentes em atividades de cultura e educação, ações socioeducativas previstas em todas as medidas das unidades. Essa estratégia tem grande potencial de transformação e oferece aos jovens novos pontos de vistas sobre o mundo e a vida em sociedade.

 

O  principal objetivo do projeto é realizar movimentos educativos sobre cidadania, direitos humanos e orçamento público junto aos socioeducandos das unidades de internação de São Sebastião e Recanto das Emas. “Os adolescentes estão se reconhecendo como cidadãos e o caminho que devem trilhar”, conta Ravena. Cabe destacar que o processo pedagógico tem contribuído para que os adolescentes percebam os problemas sociais de uma forma mais complexa. Os novos olhares passam a enxergar os problemas para além da dimensão pessoal.

Conheça mais sobre o projeto Vozes da Cidadania e suas atividades.

Vamos falar sobre crianças, adolescentes e jovens?

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Dia das Crianças e a prioridade absoluta r...
    "É um humano que todos temos que apreciar”.…
    leia mais
  • Foto: Ramona Jucá
    Meninas de todo país vão à Brasília pelo d...
    “A educação deve ser livre e justa. Onde…
    leia mais
  • Análise qualitativa dos gastos subnacionai...
      Neste estudo, o Inesc faz uma análise…
    leia mais
  • Teto de gastos e novo arcabouço boicotaram...
    O Teto dos Gastos instituído em 2016, foi…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
    Nota de repúdio ao Projeto de Lei 1904/2024
    Nós, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), repudiamos…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!