Quais as alternativas que temos hoje para o draconiano ajuste fiscal proposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer e seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles? O desmonte do Estado Social e implantação do Estado mínimo liberal, que estão em processo acelerado no Brasil atualmente, são irreversíveis? Estas e outras questão serão abordadas no 3° seminário público do ciclo “Análise Crítica das Ações Federais pela Democracia e Direitos Sociais”, a ser realizado no próximo dia 15/8, segunda-feira, a partir das 19 horas, no auditório do Instituto Pólis em São Paulo.
O seminário é uma iniciativa da Plataforma Política Social e do Le Monde Diplomatique Brasil, que transmitirá o evento ao vivo, online.
O tema deste terceiro seminário é “A Transferência de Renda para os Ricos”, e terá como palestrantes Grazielle David, assessora política do Inesc, Laura Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP), Bruno de Contei, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rodrigo Orair, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). A mediação será feita por Silvio Caccia Bava, do Le Monde Diplomatique Brasil.
Grazielle David abordará dois pontos específicos dos diversos mecanismos que causam a grande injustiça tributária existente no país e contribuem para o aumento da concentração de renda e ampliação das desigualdades.