Certificados de conclusão serão entregues neste sábado (18/6) a 111 catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis das primeiras cinco turmas formadas pelo Projeto Pró-Catador do Distrito Federal, uma parceria da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) e Inesc.
A cerimônia será realizada no Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, na entrada da Cidade dos Automóveis.
As catadoras e catadores que receberão os certificados alcançaram um mínimo de 75% de presença no curso de capacitação de 100 horas/aula, oferecido por meio de oficinas pelo Inesc, que tem o papel de fortalecer catadoras e catadores e suas organizações. Quem não alcançou o percentual mínimo poderá complementar as aulas e receber o certificado no final dos cursos.
No Distrito Federal, a execução do Programa Pró-Catador tem a missão de fomentar os empreendimentos de inclusão social e econômica dos catadoras e catadores de materiais recicláveis com foco na organização, capacitação e articulação política em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A meta 02 do projeto prevê a capacitação de 1.000 catadoras e catadores no DF. Essa capacitação aborda tanto a formação cidadã como a formação técnica, fundamental para os novos e grandes desafios colocados para a política de resíduos sólidos do DF.
Leia também: