O Painel de Especialistas do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (HLPE-CSA), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), lançou uma consulta pública na Internet da Versão Zero do Relatório sobre Sistemas Alimentares e Nutrição. A consulta tem como objetivo recolher sugestões para o relatório que será lançado na sessão de outubro de 2017 do CSA.
O relatório tem como objetivo analisar as formas pelas quais os sistemas alimentares influenciam os padrões alimentares e a nutrição e também indicar soluções e destacar políticas e programas eficientes para que os sistemas alimentares protejam e promovam a boa nutrição. “Inúmeras instituições e grupos tem elaborado documentos e promovido eventos sobre este tema. O relatório do HLPE tem a importância de, uma vez aprovado, conduzir formalmente as discussões no cenário multilateral internacional”, avalia a conselheira Elisabetta Recine, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
“Há temas fundamentais que não estão presentes ou fortes o suficiente e que precisam de estímulo da consulta pública para aparecerem, tais como centralidade dos direitos humanos, gênero, agrotóxicos, transgênicos, agricultura familiar, agroecologia, papel regulador do Estado, centralidade da comida para promover a nutrição, entre outros”, conclui ela.
A consulta pública tem prazo até 5 de dezembro deste ano. Para acessá-la, clique aqui.
Vamos falar mais sobre soberania e segurança alimentar e nutricional?