Estudo da Oxfam aponta concentração absurda de riqueza nas mãos de poucos bilionários pelo mundo - INESC

Estudo da Oxfam aponta concentração absurda de riqueza nas mãos de poucos bilionários pelo mundo

16/01/2017, às 15:40 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Combater a sonegação fiscal e reformar a tributação para redistribuir parte dessa riqueza são caminhos fundamentais para reduzir a desigualdade.

Reportagem publicada nesta segunda-feira (16/1) pelo jornal Folha de S. Paulo revela que os oito homens mais ricos do planeta concentram o mesmo patrimônio de 3,6 bilhões de pessoas – a metade mais pobre do mundo. A informação consta do relatório Uma economia humana para os 99%, divulgado pela Oxfam nesta segunda no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Segundo o relatório da Oxfam, estamos produzindo riqueza como nunca, mas ela está se concentrando nas mãos de um pequeno grupo de milionários – o tal 1% da população. A renda desse grupo aumentou 182 vezes mais do que a dos 10% mais pobres entre 1988 e 2011, revela o estudo.

“Os números mostram uma distorção do mercado provocada por essa concentração de riqueza, que aumenta a pobreza e piora o desempenho geral da economia”, diz Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil.

Uma forma importante de se inverter essa concentração abusiva de renda seria por meio de uma reforma tributária, promovendo a redistribuição de parte dessa riqueza para as pessoas mais pobres, afirma Katia Maia, citando estudo do Inesc sobre desigualdade e injustiça tributária, que revela como a isenção fiscal de lucros e dividendos também ajuda a concentrar renda – em 2013, essa isenção chegou a R$ 79 bilhões.

Outra maneira de se combater a concentração de renda seria acabar com a sonegação fiscal – no Brasil são sonegados quase R$ 500 bilhões anualmente.

Leia aqui a reportagem completa da Folha de S. Paulo.

Clique aqui para acessar o estudo do Inesc Desigualdade e Injustiça Tributária, de Evilásio Salvador.

Que tal falarmos um pouco sobre Justiça Fiscal?

Quer saber mais sobre esse tema? Clique aqui e inscreva-se para receber nosso boletim!

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Projeto Poderosas da Amazônia fortalece or...
    Organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental…
    leia mais
  • Povos e Comunidades Tradicionais: Estado d...
    Este estudo apresenta o estado da arte dos…
    leia mais
  • Nota técnica – Análise crítica do an...
    Esta nota apresenta uma análise crítica do anteprojeto…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas apresentam plano de incidência na Câmara Municipal de Marabá para ampliar recursos destinados às políticas públicas no PPA 2026–2029.
    Projeto Mulheres Amazônidas fortalece inci...
    O acesso a informações sobre quanto foi arrecadado…
    leia mais
  • Imagem gerada por inteligência artificial
    Inesc manifesta preocupação com aprovação ...
    Os embaixadores dos países membros da União Europeia…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!