Sociedade civil divulga manifesto em defesa do meio ambiente - INESC

Sociedade civil divulga manifesto em defesa do meio ambiente

22/10/2018, às 12:11 (updated on 16/03/2019, às 22:54) | Tempo estimado de leitura: 3 min
Documento assinado pelo Inesc condena ideias como a de retirar o Brasil do acordo climático e mudar a lei do licenciamento ambiental.

Um conjunto de redes e organizações da sociedade civil, entre elas o Inesc, divulgou, na última sexta-feira (19), um manifesto em defesa do meio ambiente. As instituições que assinam o documento consideram que a extinção ou enfraquecimento dos órgãos ambientais pode provocar a explosão das taxas de desmatamento e colocar “em risco quatro décadas de avanços na proteção do meio ambiente”. Lembram ainda que, conforme os cientistas, caso a derrubada da floresta ultrapasse 25% (hoje ela está em 19%), a Amazônia pode se transformar numa savana, o que colocaria em risco o regime de chuvas de grande parte do país.

As organizações reforçam que uma possível saída do Brasil do acordo de clima pode prejudicar o comércio e a imagem internacionais do país tendo em vista as crescentes exigências do mercado quanto à sustentabilidade.

O texto, intitulado “Desvalorizar o meio ambiente é um risco para todo brasileiro” ainda chama atenção para os riscos do enfraquecimento ou fim do licenciamento ambiental; da facilitação do uso de agrotóxicos; da abertura das áreas protegidas a atividades de alto impacto ambiental; e do “fim do ativismo” no país.

“Meio ambiente é coisa séria. Diz respeito à nossa qualidade de vida e ao mundo que deixaremos para nossos filhos, seja qual for a nossa forma de pensar, agir e lutar. A sua proteção constitui direito fundamental de toda a sociedade brasileira, configurando-se como pauta apartidária. O próximo Presidente da República tem o dever de reconhecer e se comprometer com a proteção das conquistas ambientais da sociedade. É preciso caminhar em direção à Constituição Cidadã; não se afastar dela”, alerta o manifesto.

Reportagem do site Investimentos e Direitos na Amazônia, iniciativa do Inesc,  alertou que caso o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro seja eleito no próximo domingo (28/10), o que a Amazônia brasileira e a área ambiental de maneira geral podem esperar é um cenário de aumento de 268% no desmatamento, saída do Acordo de Paris, mineração e grandes obras.

*Com informações do site do ISA

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Unidade global e força popular marcam Cúpu...
    A Cúpula dos Povos, que mobilizou a sociedade…
    leia mais
  • Foto: Aline Massuca/COP30
    COP 30: “Sem financiamento, não há i...
    Começou nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA),  a…
    leia mais
  • Adaptação climática no seu município
    Leia o informativo Adaptação climática no seu município:…
    leia mais
  • Subsídios aos combustíveis fósseis caem, m...
    No ano de 2024, os benefícios fiscais concedidos…
    leia mais
  • Subsídios às fontes de energia fósseis e r...
    A iniciativa tem como objetivo qualificar o debate…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!