Infraestruturas logísticas, agronegócio e clima - INESC

Infraestruturas logísticas, agronegócio e clima

31/03/2021, às 10:38 (updated on 09/03/2023, às 16:01) | Tempo estimado de leitura: 1 min
Analisa a retomada do projeto de ocupação e desenvolvimento da Amazônia brasileira, tendo o agronegócio e a infraestrutura logística como dois de seus pilares

O texto relaciona a instalação de um complexo logístico multimodal no distrito de Miritituba, no Pará, aos processos recentes de desmatamento, queimadas e grilagem de terras, em uma das regiões menos antropizadas da Amazônia brasileira. 

Degradação ambiental e dos modos de vida dos povos originários e comunidades tradicionais e camponesas são consequências deste modelo de exploração econômica. Efeito que contribui para a consolidação do Pará como  a unidade subnacional com maior nível de emissões de gases de efeito estufa derivadas das mudanças no uso da terra e da destinação de áreas para a agropecuária no país. 

Downloads

Infraestruturas logísticas, agronegócio e clima

Download

Categoria: Publicação
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Imagem: pldadevastacao.org
    PL 2.159/2021 representa grave retrocesso ...
    O Senado Federal iniciou nesta terça-feira (20), a…
    leia mais
  • Fortalecer sistemas tributários progressiv...
    leia mais
  • Trilhando violações: os impactos da Ferrog...
    Este relatório analisa os conflitos sociais e os…
    leia mais
  • Navio-plataforma P-71, instalado no pré-sal da Bacia de Santos, a 200 km da costa do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Apenas 0,16% da renda nacional do petróleo...
    Em 2024, o Brasil arrecadou R$ 108,2 bilhões…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Avanços em políticas públicas para Quilomb...
    Apesar dos recentes esforços do governo federal para…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!