Jovens ciganos são entrevistados por adolescentes para a revista Descolad@s - INESC

Jovens ciganos são entrevistados por adolescentes para a revista Descolad@s

25/07/2016, às 13:15 | Tempo estimado de leitura: 4 min
O bate-papo foi animado sobre temas como cultura, tradição, dança e as dificuldades enfrentadas pela comunidade de Sobradinho (DF).

Da ligação com o fogo e a terra, ao entendimento sobre o nomadismo dos ciganos. O encontro entre adolescentes do projeto Adolescentes Protagonistas e jovens ciganos da etnia calon que vivem numa comunidade em Sobradinho (DF) rendeu um animado bate-papo e desfez alguns mitos e preconceitos sobre essa parcela da população pouco conhecida dos brasileiros. O resultado dessa conversa você poderá conferir na próxima edição da revista Descolad@s.

A conversa entre os adolescentes foi realizada mês passado na sede do Inesc, em Brasília (DF), e nela os jovens ciganos puderam contar sobre seu povo e como vivem. Samara, de 13 anos, falou do preconceito histórico contra os povos ciganos e que as crianças e adolescentes acabam com medo de se revelar. Caíque, de 17 anos, conta como sofreu na escola por suspeita de roubo.

Mas nem só de dificuldades é feita a vida dos ciganos. Muita cultura, alegria e união também fazem parte do dia a dia deles. Os adolescentes que conduziram a entrevista aprenderam, por exemplo, que entre os ciganos as tradições são passadas em torno da fogueira em conversa com os mais velhos. No entanto, não se pode falar os nomes dos que já morreram por respeito. Assim, o registro da história fica mais difícil.

Os jovens ciganos ajudaram a desmistificar questões como o nomadismo e a religiosidade  do grupo. Segundo Daiane, uma das jovens participantes, o nomadismo nem sempre é uma escolha – em grande parte das situações, o grupo é violentamente expulso das terras por onde passam, tendo que sair apressadamente.

Um assunto que ganhou destaque na roda de conversa foi o poder da dança, que para a jovem Samara pode ser resumida em uma palavra: alegria. Os meninos e meninas que participam da próxima edição da Descolad@s também descobriram que os ciganos possuem uma língua própria, falada e usada apenas estrategicamente em ocasiões de embate político.

Os adolescentes perguntaram, ainda, sobre casamento, trabalho, moradia. Todos esses assuntos serão tratados na seção de entrevista da próxima Descolad@s, que será lançada no final deste ano. Aguardem!

A revista faz parte do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    Depois de anos de luta, vitória da mobiliz...
    A aprovação do Projeto de Lei 1087/2025, que…
    leia mais
  • Chamada para publicação de texto
    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO NO E-BOOK/LIVRO “CONSERVADORISMOS E MILITARIZAÇÃO…
    leia mais
  • Coalizão Reforma Tributária 3S lança manifesto na Câmara dos Deputados
    Coalizão Reforma Tributária 3S realiza ato...
    Na manhã desta terça-feira (24), a Coalizão Reforma…
    leia mais
  • Foto: Assecor
    NOTA DE PESAR – Viva Roseli, Roseli vive!
    É com imenso pesar que o Inesc (Instituto…
    leia mais
  • Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    O Brasil se encontra com a sua história, 4...
    01 de setembro de 2025. Na terça-feira, 2…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!