Novo ‘Conselhão’ tem representante do Inesc, centrais sindicais e ator Wagner Moura

21/01/2016, às 12:10 | Tempo estimado de leitura: 4 min
A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2014 será no próximo dia 28 de janeiro, em Brasília.

Publicado em O Globo.

O governo deve fechar nesta quinta-feira a lista dos 90 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que terá a primeira reunião desde 2014 no próximo dia 28 de janeiro. Entre os nomes confirmados está o do ator Wagner Moura, em alta devido ao sucesso da série “Narcos”, um dos 25 integrantes da sociedade civil e que participará por ser embaixador da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e milita contra o trabalho escravo. O escritor Fernando Morais também deverá integrar o conselho.

Além da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, participarão 45 empresários, 20 representantes dos trabalhadores e 25 integrantes da sociedade civil. Entre os empresários, já estão confirmados Jorge Gerdau, que será reconduzido ao posto, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o presidente da Embraer, Frederico Curado, Roberto Setúbal, presidente do Itaú Unibanco e a empresária Luiza Trajano, da Magazine Luiza.

As centrais sindicais estarão representadas em peso no Conselhão. Entre os nomes confirmados estão o do presidente da CUT, Vagner Freitas, Miguel Torres, da Força Sindical, Alberto Ercílio Broch, da Contag, e Creuza Oliveira, da Federação Nacional das TrabalhadorasDomésticas.

As reuniões do conselho funcionam por pauta. O assunto que abrirá o primeiro encontro do Conselhão será a discussão das estratégias para a retomada do crescimento com controle da inflação, considerado um grande “dilema” por interlocutores do governo.

Da sociedade civil, também estão confirmados os nomes do neurologista Miguel Ângelo Nicolelis, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e de José Antonio Moroni, membro do colegiado de gestão do Inesc. Entre os representantes dos trabalhadores, também vão compor o conselho Antônio Neto, do CSB, e Ricardo Patah, presidente da UGT.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Parceria Inesc e Sejus: projeto Grito das ...
    Em conformidade com a Lei Nacional nº 13.019,…
    leia mais
  • Enchente em Porto Alegre. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
    Governo reduz verba para gestão de desastr...
    Mesmo após um ano marcado por enchentes, secas…
    leia mais
  • A transição verde, as finanças e os dados
    Sob o comando do Ministério da Fazenda e…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas | Informativo 3
    A discussão em torno da equidade de gênero…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas
    O objetivo do projeto “Mulheres Amazônidas” é apoiar…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!