Relatório Técnico – Financiamento das infraestruturas do Arco Norte no médio Tapajós: instrumentos privados

26/03/2025, às 17:31 (updated on 31/03/2025, às 15:51) | Tempo estimado de leitura: 2 min
Estudo investiga dois instrumentos de financiamento privado que contam com benefícios fiscais: as debêntures incentivadas e as debêntures de infraestrutura.
imagem com fundo verde e o titulo da publicação: Financiamento das infraestruturas do Arco Norte no médio Tapajós: instrumentos privados

O financiamento de infraestrutura no Brasil vem passando por uma significativa transformação. De um lado, observa-se uma tendência à redução da oferta de recursos públicos, enquanto, de outro, amplia-se o espaço para o financiamento privado. Nesse contexto, novos instrumentos financeiros ganharam protagonismo, particularmente nas obras do Arco Norte, um importante eixo logístico de escoamento de commodities. O território do médio Tapajós, no estado do Pará, emerge como um campo de análise privilegiado para a compreensão dessas dinâmicas.

Inicialmente, o presente estudo investiga dois instrumentos de financiamento privado que contam com benefícios fiscais: as debêntures incentivadas e as debêntures de infraestrutura, regulamentadas respectivamente pela Lei no 12.431/2011 e pela Lei no 14.801/2024. Ambas representam títulos de dívida voltados ao financiamento de projetos de infraestrutura que s beneficiam de incentivos fiscais para atrair investidores. A diferença central entre elas está na estrutura do benefício fiscal.

Downloads

Relatório técnico - Financiamento das infraestruturas do Arco Norte no médio Tapajós: instrumentos privados

Download

Categoria: Publicação
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • A transição energética é um dos 10 temas tratados no Relatório Inesc 2025. Foto: Ari Versiani
    Transição energética avança no debate, mas...
    Destaques da notícia Orçamento federal para transição energética…
    leia mais
  • Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil
    Orçamento ambiental avança em 2025, mas li...
    Destaques  Orçamento ambiental federal cresceu em 2025, mas…
    leia mais
  • Foto: Pexels.com
    Guerra no Oriente Médio reacende debate so...
    A escalada de tensões e confrontos no Oriente…
    leia mais
  • Repórter Brasil, Inesc e Grupo de Pesquisa...
    Foi lançado nesta quinta-feira (26) o Observatório da…
    leia mais
  • Arquivo Associação Quilombola do Cumbe/ Acati-CE.
    Quilombo do Cumbe: como a expansão de ener...
    O vento sopra com força constante sobre as…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!