Sociedade civil debate Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Fórum Social - INESC

Sociedade civil debate Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Fórum Social

21/01/2016, às 11:26 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Debate aponta oportunidades e contradições da Agenda 2030. Para Iara Pietricovski, do Inesc, maior desafio é unir sociedade para enfrentar os desafios de construção de um novo modelo.

Começou hoje, em Porto Alegre, a programação das atividades autogestionadas do Fórum Social Temático 2016, evento que marca os 15 anos do Fórum Social Mundial e antecede a edição deste ano do Fórum, marcada para agosto em Montreal, no Canadá.

Uma das mesas de debate realizadas foi sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de políticas multisetoriais que pretendem enfrentar os desafios que ainda temos pela frente, como a pobreza e os atuais modelos de desenvolvimento. O Inesc participou desta mesa com Iara Pietricovski.

Para Iara, o maior desafio é constituir uma sociedade planetária capaz de enfrentar os desafios de construção de um novo modelo. “Estamos falando em crise e eu pergunto: que crise? Para quem ela se realiza? Estamos vivendo um processo de aprofundamento do sistema capitalista em forma de comprometimento da natureza. Ela passou a ser mercadoria. A Conferência de Clima é expressão disso. Os ODS também”, defende.

Iara tem ressalvas, no entanto, à proposta das Nações Unidas. “Não estamos sendo capazes de construir as novas utopias necessárias. Os ODS devem ser vistos como uma agenda de participação, pois é importante, mas não pode ser a nossa agenda.”

O Inesc participa de outros debates no Fórum Social, veja quais.

Leia mais sobre o debate realizado na mesa “Agenda Pós 2015 – Governança, Implementação e Monitoramento”, promovida pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em parceria com o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030.

O Fórum Social Temático 2016 é um evento que marca os quinze anos do Fórum Social Mundial (FSM) e antecede sua próxima edição, que acontecerá em Montreal, no Canadá, entre 9 e 14 de agosto deste ano.

Leia também:

Carta pede atenção da ONU para violações de direitos humanos por grupos empresariais no Brasil

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Inesc | Tatiana Oliveira
    Justiça climática: por que o financiamento...
    As negociações globais sobre o clima estão prestes…
    leia mais
  • Por que não há justiça climática sem finan...
    A justiça climática parte do princípio de que…
    leia mais
  • Inesc nas Conferências de Clima
    O Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) acompanha os…
    leia mais
  • Foto: Freepik
    Fome no mundo: uma questão política que ex...
    Enquanto o mundo segue enfrentando crises entrelaçadas —…
    leia mais
  • Foto: @clacso_oficial
    Inesc debate transição energética e educaç...
    Entre os dias 9 e 12 de junho,…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!