Nota em resposta à presidência da Funai - INESC

Nota em resposta à presidência da Funai

23/07/2021, às 15:51 (updated on 23/07/2021, às 16:01) | Tempo estimado de leitura: 4 min

Nesta semana, o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) lançou o Balanço Semestral do Orçamento Geral da União, janeiro a junho de 2021. Entre as políticas analisadas no documento, estão as direcionadas aos povos indígenas, principalmente as que estão sob gestão da Fundação Nacional do Índio. Os dados coletados no portal Siga Brasil e analisados pelo Inesc foram fonte de reportagem publicada pelo Estado de S. Paulo no dia 20 de julho e contestada pela presidência da Funai em nota à imprensa, publicada no dia 21 de julho.

A análise elaborada pelo Inesc é fruto de longo trabalho de monitoramento de políticas públicas voltadas à realização de direitos. Para tal, parte-se de uma metodologia centrada na execução orçamentária e financeira, mas também ancorada no acompanhamento de medidas legais e infralegais que possam impactar as políticas analisadas.

Ainda que a Fundação Nacional do Índio argumente que os recursos da ação orçamentária 21CO serão destinados “a ações em andamento”, a análise de sua execução aponta em outra direção. Até o final de junho, pouco mais de R$383 mil haviam sido empenhados, quantia diminuta diante dos R$41.048.750,00 destinados ao órgão pela ação. O empenho é a primeira fase da execução de gastos públicos, e seu acompanhamento nos permite conhecer o que de fato começou a ser implementado pelo órgão. Diante da gravidade da situação da pandemia no país, amplamente conhecida, e de seus fortes impactos entre os povos indígenas, a demora na utilização destes recursos é especialmente preocupante. Destaca-se ainda que a própria destinação de tais recursos por meio de medida provisória deu-se apenas em junho, o que demonstra que a morosidade nos investimentos em políticas de enfrentamento da pandemia entre os povos indígenas é um problema de todo o poder Executivo, não apenas da Funai.

As análises do Inesc apontam, ainda, que a morosidade nos gastos realizados no âmbito da Funai não se restringe à ação 21CO, mas aplica-se de forma geral ao programa finalístico do órgão. Em diagnóstico feito no mesmo estudo, observou-se que apenas 5% dos recursos destinados ao programa 0617 foram efetivamente gastos e apenas 17% empenhados até o final do primeiro semestre de 2021. Como o orçamento brasileiro é autorizativo mas não obrigatório, a lentidão dos gastos pode significar que, ao final do ano, a autarquia não utilize de fato todo recurso autorizado para o programa. Como também temos afirmado, os anos de estrangulamento orçamentário do órgão  e a defasagem do quadro de funcionários são fatores importantes para tal situação, assim como o aparelhamento ideológico e os assédios e perseguição a funcionários comprometidos com os direitos indígenas.

A íntegra da análise publicada pelo Inesc sobre os recursos da Funai, fonte do jornal O Estado de S.Paulo, pode ser acessada neste link (páginas 39 a 41)

Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Pixabay
    PLOA 2026 expõe compressão do orçamento so...
    O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) da União…
    leia mais
  • Workshop – Reforming Inefficient Fos...
    Objective: to support national and international dialogue and…
    leia mais
  • Workshop – Reforma dos subsídios ine...
    Objetivo: contribuir para o diálogo e convergências entre…
    leia mais
  • Agenda do Inesc na COP 30
    *Agenda preliminar (sujeita a ajustes e atualizações) Eventos…
    leia mais
  • Financiamento climático: o que todo jornal...
    Este ebook oferece uma leitura rápida e crítica…
    leia mais

Financiamento climático: o que todo jornalista precisa saber

07/10/2025, às 10:22 (updated on 09/10/2025, às 8:50) | Tempo estimado de leitura: 1 min
Um guia para a cobertura jornalística sobre financiamento climático e COP 30

Este ebook oferece uma leitura rápida e crítica para jornalistas que desejam ir além do senso comum e pautar o que realmente está em jogo na COP 30: o financiamento climático justo, público e acessível.

Categoria: Publicação
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Financiamento climático: o que todo jornal...
    Este ebook oferece uma leitura rápida e crítica…
    leia mais
  • Foto: Inesc | Tatiana Oliveira
    Justiça climática: por que o financiamento...
    As negociações globais sobre o clima estão prestes…
    leia mais
  • Foto: Marcos Vinicios de Souza / Inesc
    Taxação dos super-ricos, COP Tributação e ...
    Termina nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro,…
    leia mais
  • Entenda como funciona o G20 e o qual é o p...
    Na próxima semana, as 19 maiores economias do…
    leia mais
  • Foto: Civil Society Financing for Development Mechanism
    Demandas do Sul Global avançam nas negocia...
    No campo da incidência internacional, agosto foi um…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!