No mês em que se celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) promove a exposição fotográfica “Para além das algemas”, a partir do dia 5/12, em parceria com o Metrô de Brasília.
Na Estação Galeria do Metrô-DF, adolescentes expõem um pouco de suas sensibilidades, afetos e angústias com imagens do cotidiano de quem está cumprindo medida socioeducativa em privação de liberdade nas unidades de internação do Recanto das Emas (UNIRE), São Sebastião (UISS) e Santa Maria (UISM). As fotos ficam expostas até 5/1.
Os jovens fazem parte do projeto Onda – Adolescentes em Movimento, do Inesc, que foi agraciado com a primeira colocação do Prêmio Itaú-Unicef. O projeto desenvolve atividades de formação cidadã para estes adolescentes. Cerca de 120 socioeducandos/as já foram beneficiados.
Para Márcia Acioli, assessora do Inesc envolvida na execução do projeto, “apostar na sensibilidade e na visão crítica da sociedade é contribuir para a construção de novas relações e para despertar consciências sobre seus papéis nas mudanças sociais necessárias para reduzir a violência e as desigualdades”.
O trabalho com os jovens foi realizado por uma equipe de educadores/as com experiência de trabalho com jovens das periferias do Distrito Federal: Markão Aborígene (rapper), Ravena do Carmo (poetisa) e Webert da Cruz (fotógrafo), Thallita de Oliveira (psicóloga) e Lucas Daniel Rodrigues (estudante de serviço social).
Além das fotografias, a exposição contará com o lançamento do livro de poesias também escrito pelos adolescentes do projeto e um sarau com jovens artistas.
Abertura da exposição “Para Além das Algemas”
Dia: 05 de dezembro (A exposição vai até 5/1)
Hora: 17 h
Local: Estação Galeria do Metrô – Setor Comercial Sul Q. 1 (Asa Sul)