Releitura participa de formação sobre orçamento e direitos - INESC

Releitura participa de formação sobre orçamento e direitos

14/08/2017, às 17:15 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Releitura participa de formação sobre orçamento e direitos

Publicado por Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede

Foram três dias de formação. Em pauta: orçamento público, incidência política, legislação de fomento à leitura. O projeto do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) prevê a formação para bibliotecas comunitárias da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e de oito redes de bibliotecas nas várias partes do país: a Releitura entre elas. O objetivo é preparar as bibliotecas para que participem dos ciclos orçamentários locais e federal para garantir políticas públicas para o setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Com atividades práticas e dinâmicas diversas, reunidos em grupos ou em rodas de diálogo, os integrantes da Releitura refletiram sobre o que são políticas públicas; traçaram um panorama da legislação municipal e estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; entenderam um pouco sobre o PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual); analisaram estratégias de participar ativamente destes trâmites; construíram propostas de incidência política.

O projeto “Orçamento e direitos para bibliotecas comunitárias” está sendo desenvolvido pelo Inesc em todo o país. Além da Releitura e da RNBC, as formações serão realizadas entre redes de bibliotecas do Maranhão, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Juventudes periféricas do DF se apropriam ...
    Ao longo de 2025, jovens de diferentes periferias…
    leia mais
  • Contribuições para uma reflexão sobre os a...
    A emergência climática já é uma realidade nos…
    leia mais
  • Catálogo Iniciativas de adaptação climátic...
    As cidades brasileiras estão na linha de frente…
    leia mais
  • Edital para II Seminário Nacional Conserva...
    Data: 6, 7 e 8 de maio de…
    leia mais
  • Seminário “Racismo Ambiental e Transição Energética Justa”, realizado na Câmara dos Deputados em maio deste ano.
    Brasil avança no combate ao racismo ambien...
    O Brasil acaba de dar um passo decisivo…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!