Diálogos Amazônicos: Inesc reforça debates sobre direitos socioambientais

04/08/2023, às 10:34 (updated on 23/11/2023, às 15:33) | Tempo estimado de leitura: 2 min
Atividades desenvolvidas com parceiros chamam a atenção para impactos sociais e ambientais de megaprojetos na Amazônia e debatem o papel dos governos progressistas na construção da justiça climática.

Com parte da programação do Diálogos Amazônicos, o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) participará de duas atividades que ocorrerão nesta semana durante o Diálogos Amazônicos em Belém (PA). 

A primeira delas será promovida pelo Grupo Carta de Belém no próximo sábado (5) para debater o papel dos governos progressistas da Pan-Amazônia na construção da justiça climática. 

O objetivo é traçar estratégias populares na construção de uma agenda por uma justiça climática que seja reparativa, restaurativa e alinhada aos povos que vivem na Amazônia. Além disso, as discussões levarão em conta a perspectiva de gênero e o combate ao racismo ambiental. Tudo isso no contexto de retomada democrática. 

Impactos de megaprojetos na Amazônia

A segunda atividade ocorrerá no domingo (6) e promoverá um diálogo sobre a trajetória histórica de grandes obras de infraestrutura na Amazônia nos setores de transportes e energia. Além disso, serão discutidas estratégias pautadas na manutenção da infraestrutura da natureza, no fortalecimento da governança territorial e no apoio a cadeias produtivas da sociobiodiversidade.  

A ação é puxada pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e conta com o apoio de diversos parceiros.  

Cúpula da Amazônia 

O evento Diálogos Amazônicos ocorrerá em Belém (PA) de 4 a 6 de agosto, é organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e antecede a Cúpula da Amazônia, que reunirá Chefes de Estado de países da América do Sul para debater questões ambientais a nível global.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Povos e Comunidades Tradicionais: Estado d...
    Este estudo apresenta o estado da arte dos…
    leia mais
  • Nota técnica – Análise crítica do an...
    Esta nota apresenta uma análise crítica do anteprojeto…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas apresentam plano de incidência na Câmara Municipal de Marabá para ampliar recursos destinados às políticas públicas no PPA 2026–2029.
    Projeto Mulheres Amazônidas fortalece inci...
    O acesso a informações sobre quanto foi arrecadado…
    leia mais
  • Imagem gerada por inteligência artificial
    Inesc manifesta preocupação com aprovação ...
    Os embaixadores dos países membros da União Europeia…
    leia mais
  • Imagem gerada por Inteligência Artificial
    Emendas parlamentares seguem na contramão ...
    O Brasil vive uma era de extremos climáticos…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!